Próximos jogos:


quarta-feira, 22 de junho de 2011

Alteração do NIB do Beja Basket Clube

A correção do NIB já foi realizada. A direção pede desculpa por qualquer inconveniente e agradece a compreensão.

Cumprimentos,

Direção do BBC

Encerramento da Época Desportiva 2010/2011

O Beja Basket Clube vai realizar no próximo domingo dia 26 de Junho, no Pavilhão Municipal de Beja, o encerramento da presente Época desportiva. Esta iniciativa conta com a participação do Clube Amigos do Basquetebol de Grândola - Os Javalis, aos quais endereçamos o nosso muito obrigado.

A festa do basquetebol irá ter início pelas 13:45 com o encontro entre as equipas de Sub-14 Masculinos do nosso BBC e dos “Javalis”. Pelas 15h irá ter lugar novo jogo, agora entre as equipas sub-16/19 femininas.

A tarde desportiva irá terminar com a ultima partida dos seniores masculinos na CNB2 , pelas 17h irá defrontar o 2º classificado da prova, a equipa do Tramagal.

Contamos com a presença de todos para terminar esta 1ª época do nosso BBC em festa!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

CNB 2 - BBC Vs Salesianos de Évora

BBC: 61 - Salesianos de Évora: 64

Resumo do jogo

Depois da derrota da final da taça do Alentejo a nossa equipa voltou a defrontar a equipa dos Salesianos de Évora. Mais uma vez o jogo pautou-se pelo equilíbrio, sendo que em grande parte do jogo a nossa equipa conseguiu estar na frente do marcador, sempre por uma margem pequena.

Tal como havia acontecido no jogo anterior a nossa defesa agressiva pecou por excesso e a recuperação dos salesianos foi feita muito á custa da grande percentagem de concretização da linha de lance livre.

Na parte final do encontro os salesianos conseguiram ser mais fortes, tomando decisões bem mais acertadas do que a nossa equipa. Obviamente que esta derrota tem um sabor bem mais amargo devido á “rivalidade” (cada vez mais saudável) que existe entre as duas equipas.

No entanto á que reconhecer que a vitoria assenta bem á equipa de Évora, tal como poderia perfeitamente ter “caído” para o nosso lado.

Num jogo bastante complicado de dirigir devido á intensidade que ambos os conjuntos colocaram em campo (e a juntar a isto a grande envergadura de alguns atletas), mais uma vez tivemos uma arbitragem magnifica. Excelente actuação e postura da equipa de arbitragem.

Resta-nos agora tentar ganhar os dois jogos que nos restam nesta segunda fase (deslocação a Quarteira e recepção ao Tramagal).

A todos aqueles que apoiaram mais uma vez a equipa do BBC o nosso muito obrigado. E as nossas desculpas por não conseguirmos proporcionar-lhes mais alegrias, tendo sempre a consciência de que deixamos tudo em campo para conseguir alcançar a vitória.

Taça do Alentejo

½ Final da Taça do Alentejo

Na sexta-feira o nosso BBC defrontou a equipa do Campomaiorense pelas 21:30 em Vendas Novas, a vitória significava a passagem á final da prova e a ambição de conseguirmos alcançar o primeiro troféu na história do Beja Basket Clube era grande.

A nossa equipa encontrava-se na máxima força e tinha pela frente uma equipa que apesar de não ter um nível competitivo muito elevado tinha alguns bons jogadores e sobretudo tinha atletas fisicamente fortes o que, tal como se veio a verificar, desgastou bastante alguns dos nossos atletas mais importantes.

Numa primeira parte menos conseguida da nossa parte chegámos ao intervalo a vencer por 1 ponto de diferença, devido em grande parte ao desacerto ofensivo (a percentagem de triplos diminuiu drasticamente nos últimos jogos).

Na segunda parte e com uma maior intensidade e melhor movimentação de bola no ataque conseguimos alcançar uma diferença razoável de cerca de 15 pontos o que nos permitiu gerir a equipa no último período. No final do jogo a vitória acabou por nos sorrir por uma diferença de 11 pontos.

“É uma pena que um clube como o campomaiorense não tenha mais 3 ou 4 atletas da qualidade de 2 ou 3 que fazem parte da actual equipa. Penso que o Alentejo precisava de um Campomaiorense forte e na minha opinião (de quem vê de fora) a localidade de Campomaior tem condições para promover a modalidade e criar as bases para ter uma equipa sénior mais competitiva. É pena que uma equipa como o campomaiorense tenha que ter atletas no seu grupo como o número 10, que de jogador de basquetebol tem muito pouco ou quase nada!” Nuno Lourenço (capitão do BBC, nº 8)

Final da Taça do Alentejo

No Sábado defrontamos pelas 17H a equipa dos Salesianos que no dia anterior defrontaram e venceram sem problemas a equipa dos Salesianos sub-20. O sorteio ditou estes confrontos sendo que neste caso a equipa sénior dos salesianos teve sorte e conseguiu gerir os seus atletas mais importantes para a final.

No jogo da final não podemos contar com dois atletas importantes o Manuel e o Pedro Maximino e isso reflectiu-se no nosso jogo exterior. No entanto, como já vai sendo habito, o jogo foi muito equilibrado durante os 40 minutos, ao ponto de a 2 minutos do final a diferença no marcador ser de 3 pontos a favor da equipa dos Salesianos.

A nossa equipa bateu-se bravamente mas um conjunto de situações, entre elas o facto da equipa de arbitragem ter assinalado 4 faltas ao Caramba ainda na primeira falta. Os salesianos foram inúmeras vezes para a linha de lance livre tendo sido muito boa a percentagem de concretização (a vitoria foi decidida neste pormenor). O BBC dispôs de 28 lances livres concretizando 10, já a equipa dos salesianos deve ter disposto de cerca de 30 lances livres convertendo cerca de 25.

Foi com grande frustração que vimos fugir a Taça para os nossos “rivais” de Évora. No entanto é com desportivismo que lhes damos os parabéns pela conquista da taça, tendo consciência que hoje em dia a vitória pode cair para qualquer um dos lados em todos os jogos uma vez que a qualidade das equipas é muito idêntico.

A arbitragem infelizmente penso que deixou muito a desejar, como infelizmente acontece, não poucas vezes, na nossa associação. Quero deixar bem claro que não foi pela arbitragem que os Salesianos venceram, mas sim porque neste jogo foram melhores. No entanto os critérios dos árbitros deixaram muito a desejar.

Mas são estes os homens do apito que temos e sem eles não há competição, assim sendo á que respeitá-los e apoiar sobretudo os mais nossos que são o futuro da arbitragem. E se nós atletas falhamos bolas debaixo da tabela também temos de aceitar o erro da equipa de arbitragem.

No jogo do 3º e 4º lugar o campomaiorense venceu a equipa de sub-20 dos Salesianos, conquistando assim o último lugar do “pódio”. Foi uma festa bonita que aconteceu em Vendas Novas no entanto é pena que não exista qualquer equipa local de basquetebol e como tal o publico acorreu em muito pouco numero ao pavilhão.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

CNB 2 - Stella Maris Vs BBC

Stella Maris: 61 - BBC: 42

Parciais

1º Período: 23 : 6

2º Período: 12 : 12

3º Período: 6 : 12

4º Período: 20 : 12

Resumo do jogo

Num jogo em que se jogava o 4º lugar a nossa prestação deixou muito a desejar. Pode-se dizer que o 1º período “matou” o jogo com um parcial de 23 : 6 a acabar com as nossas aspirações a vencer o jogo. Enquanto nós falhámos algumas bolas que normalmente não falhamos o Stella Maris esteve muito bem a atacar terminando quase todos os ataques com cesto.

Sem contar com o Pedro Maximino e com as limitações físicas do Manuel Fortes e do Nuno Lourenço o rendimento ofensivo da equipa ficou muito abaixo do normal. Valendo à nossa equipa o bom jogo do João Vilhena e em certos momentos do Hugo Candeias, que conseguiu abrir espaços na defesa do adversário.

Mesmo com um péssimo 1º período a nossa equipa lutou com todas as armas e conseguiu estar a “apenas” 10 pontos de diferença. No entanto no 4º período a “pilha” terminou e com a rotação da equipa o Stella mMris aproveitou e veio para cima de nós conseguindo nos minutos finais, e após vários lances livres falhados pela nossa equipa, aumentar de novo a diferença no marcador.

Foi uma vitoria incontestável do Stella Maris que demonstrou mais uma vez uma excelente atitude competitiva e uma grande qualidade ofensiva.

A equipa de arbitragem não teve influência no resultado no entanto parece-nos que foi o pior desempenho de uma equipa de arbitragem até ao momento nos nossos encontros.


Beja Basket Clube

Número

Nome

Pontos

4

Luís Caramba

8

5

Manuel Fortes

9

6

Tiago Severino

-

8

Nuno Lourenço

2

10

João Vilhena

8

11

Sérgio Carvalho

2

12

Pedro Madeira

1

13

Pedro Honório

2

18

Hugo Candeias

10

Treinador

Luís Caramba