Próximos jogos:


segunda-feira, 2 de maio de 2011

CNB 2 - União Sportiva Vs BBC

União Sportiva: 63 - BBC: 64

Parciais

1º Período: 14 : 16

2º Período: 17 : 16

3º Período: 12 : 17

4º Período: 20 : 15

Resumo do jogo

Após a pesada derrota sofrida na jornada anterior frente ao Estoril Basket, a equipa do BBC rumou aos Açores para defrontar a equipa do Clube União Sportiva na casa desta. Apesar de já existir algum feed-back sobre a equipa em questão, existia uma certa expectativa em relação a este jogo, pois era intenção do BBC mostrar que o resultado da semana passada foi um acaso e que em nada mostra o real valor da equipa do BBC.

Com a equipa algo desfalcada com a ausência de dois jogadores que normalmente integram o cinco (Pedro Maximino e Hugo Candeias) e a integrar nesta deslocação três atletas em fase de recuperação de lesões (Tiago Severino, Vasco Fonseca e Pedro Madeira), era sabido que à partida iria ser muito difícil conseguir o principal objectivo, a vitória, caso não existisse uma grande dedicação e vontade de ganhar, aliado a um forte espírito de grupo, espírito este que é a nossa principal arma.

O jogo começo com o BBC a controlar, fazendo circular a bola, alternando o seu “tiro” exterior com o jogo interior, conseguindo assim superar as dificuldades impostas pela equipa do União, onde a 2 minutos do final do primeiro período existia um parcial de 8-16. Após um desconto de tempo, a equipa do União entrou muito bem, obrigando a equipa do BBC a cometer alguns erros (algo infantis alguns), permitindo a recuperação da equipa do União e chegar-se ao final do primeiro período com um parcial de 14-16.

O 2º período começou como acabou o primeiro, com a equipa do União a querer pegar no jogo e mostrar que estava ali também para ganhar, com 3 jogadores a fazerem a diferença, H. Teles (#17) (sem dúvida o melhor jogador da equipa do União), E. Lopes (#10) e H. Gouveia (#11), todos eles muito combativos e nunca dando um lance como perdido (como de uma forma geral é a imagem de marca desta equipa do União). Assim, a equipa do União conseguiu tomar conta do jogo, e passou a liderar o resultado, sempre taco a taco é certo mas a liderar, perdendo essa liderança mesmo a acabar o 2º período, onde um muito bom esforço defensivo e melhor acerto ofensivo, permitiu que a equipa do BBC fosse para o intervalo a liderar o resultado por 31-32. Este fraco resultado ao intervalo a nível de pontos, foi fruto da defesa que ambas as equipas aplicaram, muito forte, e com muito pouca margem de erros, pois o turn-over era fácil de fazer.

O 3º período começou com um BBC forte, mais concentrado, e a fazer muito menos erros na transição defesa-ataque, que aliado à forte defesa, permitiu disparar no resultado, chegando-se a uma diferença de 8-10 pontos a meio do período, para se terminar o período com o parcial de 43-49, não era muito mas… estava controlado.

A faltar apenas 10 minutos para se conseguir a 2ª vitória desta 2ª fase, o BBC entrou em campo para tentar vencer mas com dois dos seus principais atletas, Luís Caramba e Manuel Fortes algo carregados de faltas, o que desde logo poderia vir a ser uma situação algo complicada de gerir caso os mesmos atingissem o limite de faltas. Tal situação veio a acontecer a 6 e a 4 minutos do final do período, onde os atletas Luís Caramba e Manuel Fortes, respectivamente, atingiram o limite de faltas e tiveram que abandonar o jogo mais cedo. Apesar do parcial estar a favor do BBC, sabíamos que faltava muito jogo ainda e iríamos ter que ser muito fortes mentalmente para conseguir levar o União de vencido. A equipa do União apercebendo-se do que estava a passar, intensificou a sua pressão, pois sabia que a vitória afinal poderia estar ali tão perto. Mais uma vez toda a garra e espírito do BBC veio ao de cima, onde os atletas nunca baixaram os braços, rodando a bola e, numa tarde muito inspirada do atleta Nuno Lourenço (melhor jogador em campo do BBC) e do poste João Vilhena (onde marcou 9 dos 15 pontos do 4º período do BBC), o BBC conseguiu o que era importante, mais uma vitória, e acima de tudo, fortalecer o espírito de equipa existente, mostrando que o que aconteceu a semana passada contra o Estoril Basket, não mostra de forma alguma o nosso real valor.

Não posso acabar sem deixar de referir duas coisas. A primeira, o trabalho dos árbitros, no mínimo excelente, conversando com os atletas quando necessário, e com uma igualdade de critérios no assinalar das faltas exemplar, muito bom mesmo, e para todos aqueles que já falaram contra a arbitragem nos Açores, peço desculpa mas não posso partilhar da vossa opinião. Até deixo uma dica, se por vezes deixarem os árbitros fazerem o seu trabalho de forma mais calma e sem reclamações constantes, e conta mim digo que por vezes tenho atletas que cometem esse erro, se calhar as críticas iriam ser menos em relação aos árbitros, experimentem…. Em segundo lugar, os parabéns à equipa do União, equipa combativa, lutadora, uma vontade de ganhar grande, mas de forma limpa, sem maldade, permitindo um bom jogo de basquetebol. Tal como referido atrás, peço desculpas aos restantes elementos da equipa do União, pois num jogo de cinco três não ganham, mas os atletas H. Teles (#17), E. Lopes (#10) e H. Gouveia (#11) estão em destaque nesta equipa.

O Beja Basket Clube queria ainda agradecer a grande amabilidade do amigo Francisco Agatão que não só nos ajudou no reconhecimento de Ponta Delgada como se disponibilizou para nos ajudar naquilo que fosse necessário, mantendo-se sempre em contacto com a nossa comitiva. A ele o nosso muito obrigado por tudo!

Para a próxima semana vamos ter jornada dupla, recebendo no Sábado pelas 17:00 a equipa do Stella Maris (forte candidata aos primeiros lugares desta fase), de Peniche, e no domingo, vamos defrontar a nossa conhecida equipa dos Salesianos, também pelas 17:00, em Évora. Vai ser um fim-de-semana desgastante, mas vamos mais uma vez demonstrar o nosso valor.

Aproveitamos desde já para convidar todos a vir assistir o nosso jogo no sábado, precisamos do vosso apoio, vocês são o nosso sexto jogador em campo, e mais uma vez queremos mostrar que… “EM CASA MANDAMOS NÓS”.

Beja Basket Clube

Número

Nome

Pontos

4

Luís Caramba

15

5

Manuel Fortes

8

6

Tiago Severino

-

7

Pedro Frade

2

8

Nuno Lourenço

20

9

Pedro Madeira

-

10

João Vilhena

17

11

Sérgio Carvalho

-

12

Vasco Fonseca

-

13

Pedro Honório

2

14

André Jesus

-

15

Carlos Guerra (cap)

-

Treinador

Carlos Guerra


1 comentário:

  1. Vamos lá malta, continuem a jogar o vosso basquetebol. A brincar poderão chegar longe. Tenho trocido por vocês.

    Abraço a todos

    ResponderEliminar